Um espaço para discussão - em Portugues e outros idiomas - das teorias contemporâneas do crime, pensado, também, como um curso gratuito para interessados que sigam as leituras. Para ver um gráfico em maior detalhe clique duas vezes nele

1.07.2007

Feriados, suicídios e a "teoria das promessas quebradas"

Mais uma vez, a qüestão dos feriados e seus efeitos sobre a taxa de suicídios. Como essa notícia está vinculada a uma hipótese (melhor descrição do que teoria) interessante, incluo aqui também. Os pesquisadores analisaram 140 MIL suicídios cometidos entre 1970 e 2002 e sua distribuição ao longo do ano, com uma preocupação em testar a hipótese de Gabennesch, usualmente chamada da “teoria das promessas quebradas” que contribuiria para explicar os suicídios. Ao redor do Natal e da Páscoa, os suicídios declinam, mas apenas entre os homens; no primeiro dia do ano, ao contrário, há um aumento substancial nos dois gêneros; outros feriados húngaros, o primeiro de maio e o 20 de agosto não provocam alterações.
Os rítmos dos suicídios sugerem um aumento às segundas-feiras e um declinio durante os fins de semana – tanto para homens, quanto para mulheres.
Os pesquisadores concluem que os dados húngaros apoiam a hipótese de Gabennesch .
Como o artigo está em húngaro, usei as informações de PubMed.

Bozsonyi K, Veres E, e Zonda T. “The effect of public holidays on the suicide drive (frequency) in Hungary (1970-2002) em Psychiatr Hung. 2005;20(6).

Nenhum comentário: