Um espaço para discussão - em Portugues e outros idiomas - das teorias contemporâneas do crime, pensado, também, como um curso gratuito para interessados que sigam as leituras. Para ver um gráfico em maior detalhe clique duas vezes nele

3.20.2006

Tolerância Zero, Janelas Quebradas etc

O mundo policial foi invadido, há alguns anos, pelos exitos do Prefeito Giuliani no combate ao crime em Nova Iorque. Giuliani chamou seu programa de Tolerância Zero. Porém, as taxas de criminalidade em diversos lugares dos Estados Unidos baixaram na mesma época. Até que ponto a baixa de Nova Iorque foi devida ao Tolerância Zero e até que ponto a fatores externos, nacionais e internacionais? A teoria na qual o Tolerância Zero se baseou se chama Broken Windows. A Wikipedia fez um apanhado útil da teoria, dos dados e das críticas. Para vê-lo, clique aqui.
Combine essa breve bibliografia com críticas de criminólogos.


Aconselhamos a leitura dos dois livros, Broken Windows e, de Kelling e Catherine Coles, Fixing Broken Windows e o artigo original, de James Q. Wilson e George L. Kelling no Atlantic Monthly.

Um programa que também deu certo, com menos repressão, é o de San Francisco. A comparação pode ser baixada de

Shattering "Broken Windows": An Analysis of San Francisco's Alternative Crime Policies

Bratton e Kelling não aceitaram pacificamente as críticas. Responderam em There Are No Cracks in the Broken Windows Ideological academics are trying to undermine a perfectly good idea, publicada numa revista da direita americana.

Não deixa de ser interessante ver como a comparação entre as teorias e suas avaliações dependem da demonstração através de dados. Escreva um pequeno texto até cinco páginas dando sua avaliação de Broken Windows.

Essas são algumas das orientações teóricas mais importantes na criminologia moderna. Há várias outras, mas não há como incluí-las num seminário só. Essas teorias enfatizam a produção anglo-saxã, assim como as teorias que inspiraram um número considerável de pesquisas empíricas. Além das teorias “do crime”, há muitas teorias mais específicas, que tratam, por exemplo, de homicídios, de delinqüência juvenil, de crimes do colarinho branco etc.



Nenhum comentário: