- Houve forte redução nas taxas de homicídio de Diadema, município que fica no Estado de São Paulo, onde houve forte redução das taxas de homicídio;
- Houve forte redução nas taxas de homicídio de Nova Iorque, cidade que fica nos Estados Unidos, onde houve forte redução das taxas de homicídio.
Já vi e li de tudo.
- A tentativa de explicar as reduções de São Paulo como conseqüência direta das de Diadema
- e as de explicacar as reduções dos Estados Unidos como conseqüência direta das de Nova Iorque
Mas a recíproca não é verdadeira. Diadema poderia, simplesmente, "espelhar" o Estado de São Paulo e Nova Iorque poderia, simplesmente, "espelhar" os Estados Unidos. De alguma maneira, temos que "descontar" o efeito das políticas adotadas nos conjuntos maiores (São Paulo e Estados Unidos) das adotadas nos conjuntos menores, ou sub-conjuntos (Diadema e Nova Iorque).
Maneira simples de ter uma idéia é comparar os coeficientes angulares das duas reduções, a do lugar maior e a do lugar menor. Quando fazemos isso, fica claro que a de Diadema foi mais acentuada que a de São Paulo e que a de Nova Iorque foi um pouco maior do que a dos Estados Unidos.
Porém, podemos fazer mais: podemos ver as datas em que medidas foram implementadas e ver se houve alterações na tendência anterior. E quando isso é feito, o efeito está lá, claro.
Vamos ao que interessa:
- há algumas centenas de pessoas que estão vivas porque políticas inteligentes foram adotadas em Diadema;
- há vários milhares de pessoas que estão vivas porque políticas inteligentes foram adotadas em São Paulo;
- há milhares de pessoas em Diadema e dezenas de milhares de pessoas em São Paulo que deixaram de sofrer ferimentos, entre sérios e graves, porque políticas públicas inteligentes foram implementadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário