Um espaço para discussão - em Portugues e outros idiomas - das teorias contemporâneas do crime, pensado, também, como um curso gratuito para interessados que sigam as leituras. Para ver um gráfico em maior detalhe clique duas vezes nele

10.29.2006

Potencial violento e armas de fogo

As pesquisas de vitimização mostram que as pessoas mais favoráveis às armas – ainda assim minoria – são homens (mais do que mulheres); jovens (mais do que adultos, maduros e idosos); com sobre-representação de alcoólatras (mais do que os que não bebem ou o fazem moderadamente) e grande sobre-representação das pessoas mais agressivas, que gritaram para outras no trânsito, que ameaçaram outras ou que agrediram outras. Esses comportamentos formam uma síndrome que inclui alcoolismo, agressividade, propriedade e/ou posse de armas, disposição para usá-las, brigas físicas, ofensas verbais, fumar, consumo de maconha, consumo de outras drogas, dirigir alcoolizado, não usar cinto de segurança, sexo sem proteção e outros. Caracterizam sub-culturas violentas. Construímos um índice com vários desses indicadores sócio-demográficos e comportamentais para estimar o potencial violento dos entrevistados. O potencial se relaciona intimamente com querer adquirir uma arma e acreditar que as armas de fogo protegem.
  • O lobby das armas enfatizou e enfatiza o seu uso defensivo, esquecendo-se de que a intenção e o uso não são vendidos junto com as armas. Quem vende não tem controle sobre a personalidade, os hábitos e as intenções de quem compra. As pesquisas de vitimização mostram que o culto das armas é muito mais intenso entre homens, jovens, entre pessoas agressivas, e também entre alcoólatras. Há muitas armas espalhadas nas mãos dessas pessoas e muitas mais querendo comprá-las. O cidadão de bem, pacato e honesto, é uma vítima possível desses descontrolados. Todos os dias, dezenas são mortos dessa maneira no Brasil. Um dos objetivos do desarmamento e de outras políticas públicas de natureza semelhante é recolher essas armas e impedir a morte das pessoas de bem, cidadãs pacatas e honestas.

Nenhum comentário: