Um espaço para discussão - em Portugues e outros idiomas - das teorias contemporâneas do crime, pensado, também, como um curso gratuito para interessados que sigam as leituras. Para ver um gráfico em maior detalhe clique duas vezes nele

10.27.2006

Armas de fogo e homicídios no Brasil, 1979 a 2000


O número de homicídios com armas de fogo no Brasil é uma função aproximadamente linear do tempo. Crescem, aproximadamente, 1.200 por ano. Já os homicídios com todos os outros meios cresceram menos e cresceram a uma taxa cada vez menor. A partir da segunda metade da década de 90 pararam de crescer, o que significa que todo o crescimento dos homicídios na última década se deve às armas de fogo.

O conhecido êxito do Estado de São Paulo na redução dos homicídios se deve, em boa parte, à política de não concessão de porte de armas, pari passu com uma política de captura de armas ilegais, aproximadamente 20 por dia. Bogotá também controlou as armas de fogo e o experimento de Cali demonstrou que as semanas nas que as armas foram proibidas tinham taxas mais baixas do que as semanas nas que as armas foram permitidas.

Nenhum comentário: