Um espaço para discussão - em Portugues e outros idiomas - das teorias contemporâneas do crime, pensado, também, como um curso gratuito para interessados que sigam as leituras. Para ver um gráfico em maior detalhe clique duas vezes nele

10.12.2006

Religião e homicídios: a teoria de Stark

  • Rodney Stark é um conhecido pesquisador em Criminologia. As relações entre religião, tipo de religião, religiosidade e crimes é um interesse antigo da Criminologia. Para acentuar as comparações entre contextos com mais e menos religiosidade e entre diferentes religiões, Stark comparou momentos diferentes.
  • Stark propõe que a religião tende a apoiar a conformidade e que as comunidades com altas taxas de religiosos e com altas taxas de participação em atividades religiosas tem taxas mais baixas de condutas desviadas.
  • De acordo com Stark, o controle social só se aplica a condutas intencionais, o que explicaria a relação negativa entre religião e furtos, mas não postula uma relação com o homicídio ou com agressões.
  • Stark usou dados históricos, relativos ao census de prisões que foram realizados em 1910 e 1923, e contagens dos fiéis registrados em igrejas em 1890, 1916, 1926 e 1936. Os resultados são semelhantes aos encontrados na década de 70[1].


[1] Stark Rodney et. al. “Crime and delinquency in the Roaring Twenties” Journal of Research in Crime and Delinquency, 20, (1), 1983, pp. 4-23.

3 comentários:

Seraph disse...

Olá,
pretendo pesquisar sobre o tema e gostaria de obter maiores informações sobre as produções do prof. Rodney Stark, bem como de outros autores, a respeito dese assunto (quais seriam as publicações já existentes?)

Anônimo disse...

Oi, Eu Gostaria de discutir o tema o papel da religiao na sociedade moderna. Como isso pode ajudar ou esconde a coesao social?

Anônimo disse...

Olá,
gostaria de fazer minha monografia sobre o tema crime, cultura e religião, alguma fonte por favor?